A convite da Universidad de Caldas, a Satori Associação Teatral foi a representante do teatro brasileiro no VI Festival Universitario de Teatro realizado pela instituição colombiana em outubro de 2009, na cidade de Manizales.
Sob a direção de Irion Nolasco, o grupo abriu o evento com a apresentação de A Serpente, espetáculo-laboratório criado a partir do último texto escrito pelo mais consagrado dramaturgo brasileiro. Participaram ainda, além do país anfitrião, espetáculos de Unviersidades do Chile e da Estônia, num encontro revelador do panorama da diversidade das práticas teatrais e do conhecimento artístico produzido em cada uma das instituições envolvidas.
A obra de Nelson Rodrigues, através do evento exposta a um confronto cultural, antecipou o questionamento acerca da universalidade e atualidade da dramaturgia rodrigueana, debate que ganha força à medida em que se aproxima a data em que se completam três décadas da morte do autor, em dezembro deste ano.
Para a realização deste projeto, o grupo recebeu o apoio do Ministério da Cultura brasileiro, através do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural.
Jornal La Patria, 16 de outubro de 2009
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil - inaugurou o Festival 2009 com a obra A Serpente, do autor Nelson Rodrigues e a direção de Irion Nolasco. Apesar de o idioma português ser um obstáculo para a comunicação da obra, na montagem se vêem imagens com poesia visual que encanta ao espectador e a palavra, às vezes extensa, deixa adivinhar um argumento que expressa a tragédia familiar. A obra é um desafio à compreensão do espectador. Impele-o a sentir, a penetrar na atmosfera cênica e explorar linguagens diferentes à verbal. As cenas são limpas e só a partir de uma cama e da gestualidade muito sugestiva, os amantes se debatem frente à infidelidade e ao gozo do erotismo.
Rubén Darío Zuluaga. Jornal La Patria
Nenhum comentário:
Postar um comentário